quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dia da Nacional da Consciência Negra - 2011

A E. E. Hércules Maymone, no período matutino, vem refletir com seus alunos sobre o Dia da Consciência Negra, em cumprimento a Lei 10.639 que incluiu o dia 20 de novembro, no calendário escolar, como o Dia Nacional da Consciência Negra e torna obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira. 
Durante muito tempo a cultura afro-brasileira foi perseguida, malvista e incompreendida. Batuques, candomblé e até mesmo a capoeira foram proibidos. Custou para que a herança africana em nossa cultura fosse percebida como algo importante, profundo e próprio. 
O 20 de novembro serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura africana na formação do povo brasileiro. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos. É um dia que devemos comemorar nas escolas e nos espaços culturais, valorizando a cultura afro-brasileira e contribuindo para a eliminação do racismo e do preconceito tanto racial quanto social.
Pensando em promover essa reflexão, a professora Chíntia de História, promoveu com seus alunos dos 1ºs anos, atividades sobre várias temáticas relacionadas ao negro. Produção de folderes sobre Cotas para os negros em universidades, personagens como Martin Luther King e Nelson Mandela, Racismo, O Dia da Consciência Negra, Mulheres Negras e um teatro baseado no conto de Machado de Assis, O Caso da Vara.


Primeiros anos prestigiando o teatro



Teatro O Caso da Vara, baseado no conto de Machado de Assis
Turma A com a professora Chíntia

Folder sobre Racismo

Folder sobre "O Dia da Consciência Negra" 

Folder sobre Martin Luther King

Folder sobre Cotas para negros na universidade

Folder sobre mulheres negras
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário